A Nokia anunciou um acordo com a Microsoft que permitirá à fabricante finlandesa incluir nos seus dispositivos o sistema de pesquisa Live Search. A integração da ferramenta nos telemóveis irá permitir que os utilizadores acedam ao serviço a partir dos seus dispositivos Nseries ou de outros dispositivos compatíveis com a plataforma S60.



O Live Search estará disponível em 14 idiomas e irá garantir aos utilizadores uma capacidade de pesquisa melhorada já que, ao adicionar as capacidades de busca avançadas do Microsoft Live Search ao Mobile Search, os utilizadores beneficiarão de uma "capacidade de pesquisa única através dos seus dispositivos multimédia e outros dispositivos compatíveis", refere Ralph Eric Kunz, membro da Nokia, em comunicado.



Para além das capacidades de pesquisa, a Microsoft disponibiliza ainda um acesso rápido e intuitivo às informações referentes a várias áreas de interesse, como bolsa, horários de cinema e outras curiosidades, através do Encarta Instant Answares, actualmente disponível em alguns mercados.



Desta forma os utilizadores poderão aceder à informação a partir do menu no ecrã, o que lhes permite aceder aos resultados de forma "mais rápida do que se o fizessem a partir do browser", refere a Nokia em comunicado.



O Mobile Search estará disponível em alguns mercados através dos packs Nokia N80 Internet Edition, Nokia N73, Nokia N93, Nokia N70, Nokia N71, Nokia 6630, Nokia 6680 e Nokia 6681, entre outros O serviço está também disponível para download - destinado a alguns dispositivos Nokia S60 - no site da empresa.



Há cerca de duas semanas a Nokia anunciou um acordo semelhante com a Yahoo para a integração da ferramenta de buscas nos dispositivos.

Notícias Relacionadas:

2006-09-11 - Interoperabilidade de TV móvel junta Motorola e Nokia

2006-08-31 - Nokia adquire empresa de software de navegação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.