(Actualizada) A popularidade da Nokia junto dos adolescentes não é grande e está a diminuir. Esta é a conclusão de um estudo realizado junto de 112 mil utilizadores do mundo virtual Habbo Hotel. Apenas 21 por cento dos inquiridos aponta a Nokia como a sua marca preferida de telemóveis, ainda menos do que no ano passado, quando 29 por cento dos jovens nomeavam a fabricante.

O estudo estendeu-se a 30 países e foi dirigido a jovens com idades entre os 13 e os 16 anos, mas não incluiu algumas geografias de peso, onde a fabricante finlandesa marca pontos junto das camadas mais jovens, como a China ou a Índia.

Carolina Milanesi, da empresa de estudos de mercado Gartner, comentou os resultados dizendo que estes reflectem o facto da Nokia não fazer uma grande aposta em "telefones fixes". A mesma responsável frisa no entanto que este é um segmento chave. Não só porque estes são os decisores de amanhã, mas também porque já hoje têm uma enorme capacidade influenciar os seus pares.

A Sony Ericsson é a marca perseguidora da Nokia nesta franja de utilizadores e também perdeu terreno de um ano para o outro. Se no ano passado era escolhida por 21 por cento dos inquiridos, no inquérito deste ano foi apenas referida como a melhor por 18 por cento dos adolescentes.

Samsung e Apple ganharam terreno e ascenderam ao terceiro e quarto lugar da tabela deixando para trás a Motorola, que no ano passado era a terceira marca preferida.

O estudo compara os índices de popularidade das fabricantes com a sua quota no mercado mundial de telemóveis. A Nokia, embora venha perdendo quota, somava em termos globais uma quota de 36 por cento no último trimestre, um valor significativamente mais elevado que o apurado no estudo, relativamente às preferências dos jovens.

Nota de redacção: Foi corrigida uma gralha relativamente ao detalhe do posicionamento da Samsung e Apple no estudo. Foi também acrescentada uma explicação sobre o propósito do estudo.