A fabricante finlandesa de telemóveis Nokia anunciou na sexta-feira passada que realizou a primeira chamada de pacotes de dados através de uma solução móvel de terceira geração e recorrendo ao sistema de comunicações sem fios WCDMA - Wideband Code-Division Multiple Access.



O WCDMA consiste numa especificação derivada do CDMA - Code-Division Multiple Access. Pode ser definido como uma tecnologia de comunicações móveis e sem fios de terceira geração, que permite obter velocidades muito mais rápidas de transmissão de dados para dispositivos electrónicos portáteis do que as outras soluções actualmente disponíveis no mercado.



Este padrão pode suportar comunicações móveis de voz, imagens, dados e de vídeo até ao máximo de dois Mbps - em acesso local - ou 384 Kbps - em áreas de grande dimensão. A chamada efectuada pela Nokia realizou-se entre a sua infra-estrutura comercial de rede e terminais situados nos seus laboratórios na Finlândia.



A rede e terminal 3G de WCDMA basearam-se na versão de Junho de 2001 no padrão comercial conhecido por 3GPP - 3rd Generation Partnership Project). De acordo com a empresa, esta foi a primeira vez que foram transmitidos pacotes de dados num sistema comercial baseado naquela normal industrial.



"Apesar de já termos alcançado há dois anos velocidades em chamadas de dados de 384 Kbps através de um sistema WCDMA, este passo é o mais importante até agora de forma a permitir o lançamento de redes comerciais "de ponta a ponta" durante a segunda metade deste ano", explicou Bergqvist, vice-presidente sénior da divisão de redes da Nokia.



Neste dia foram enviados pacotes de dados contendo informação do utilizador de um terminal WCDMA da Nokia para um núcleo de rede 3G de comutação de pacotes e vice-versa. Este núcleo de terceira geração de comutação de pacotes será o centro das futuras comunicações de dados pesados em redes 3G.


Notícias Relacionadas:

2001-11-19 - Nokia escolhe conferência em Barcelona para lançar o seu primeiro telemóvel "a cores"

2001-08-01 - Nokia efectua primeira chamada através de GSM a 850 MHz