A empresa alemã de telecomunicações T-Mobile vai fazer uma oferta especial a todos os fãs norte-americanos de Pokémon Go: um ano de jogo sem gastar dados móveis do tarifário.

Na prática, isto significa que os "mestres" Pokémon norte-americanos vão poder caminhar durante horas em busca de Squirtles, Zubats e Magikarps sem gastar um único byte de internet dos seus planos móveis, à semelhança do que várias operadoras (Yorn, Moche e WTF) fazem em Portugal com aplicações como o Snapchat, o Instagram ou o Messenger.

A oferta vai estar disponível esta terça-feira para todos os clientes da operadora através da app móvel T-Mobile Tuesdays, que a empresa tem por hábito usar para criar ofertas promocionais para os seus utilizadores.

Mas, enquanto as operadoras portuguesas não se chegam à frente com uma oferta semelhante (o TeK questionou Vodafone, MEO e NOS neste sentido, sem ter ainda respostas até ao fecho deste artigo), a influência da app já se faz sentir noutros sectores. 

Nas últimas semanas, vários são os anúncios de transporte privado que se têm anunciado aos jogadores portugueses e que oferecem uma série de condições para que as suas viagens em busca de pokémons se tornem um pouco mais confortáveis. Águas engarrafadas, Wi-Fi e carregadores são alguns dos "luxos" assegurados por alguns dos prestadores de serviços, que cobram entre 15€ e 30€ por cada hora de viagem.

Mais: diz a Nintendo que a app Pokémon Go é mais procurada no Google em Portugal do que Cristiano Ronaldo. O jogo está também de momento no topo da lista de apps iOS gratuitas mais descarregadas.