No âmbito das celebrações do Dia dos Oceanos, a NOS fez uma demonstração das potencialidades da tecnologia 5G aplicada à vigilância de praia e zonas costeiras, através da transmissão de vídeo de alta definição 4K 360º.

A demonstração realizou-se em Matosinhos, primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal, com a colaboração do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, parceiro para o desenvolvimento e teste de soluções tecnológicas assentes no 5G.

A simulação teve como objetivo mostrar a diferença que a nova geração de comunicações móveis aporta à latência e velocidade no suporte à comunicação de vídeo de alta definição 4K 360º para as forças de segurança e salvamento. Ou seja, com a solução 5G qualquer entidade responsável pela segurança das praias ganha maior capacidade de antecipar, prevenir e atuar em situações de perigo ou emergência.

Após a primeira demonstração das potencialidades do 5G em maio, aplicado a veículos autónomos de socorro e emergência, a NOS mantém o foco da aplicação da tecnologia no âmbito da proteção e segurança na comunidade, perspetivando o que virá a ser a capacidade de resposta e autonomia dos serviços de vigilância e salvamento nas zonas costeiras.

tek NOS matosinhos

O evento contou com as presenças do administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro e do Presidente de CEiiA, José Rui Felizardo.

Manuel Ramalho Eanes considera que “o advento da tecnologia 5G vai beneficiar toda a sociedade, das empresas e instituições públicas aos cidadãos”, acrescentando que esta demonstração “é apenas um exemplo das potencialidades de uma tecnologia que vai tornar as cidades em sociedades superinteligentes, mais seguras, eficientes e próximas das pessoas”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.