Após o anúncio da RTP sobre a transmissão dos jogos do Euro 2016 em 4K, em parceria com as três maiores operadoras de Portugal, era uma questão de tempo até a NOS se juntar à MEO e Vodafone no mercado das set top boxes 4K, ou Ultra HD.

Esta terça-feira, a empresa fez do Coliseu dos Recreios o palco de apresentação do novo serviço UMA, que, para além de conseguir transmitir em UHD, junta ao rol de funcionalidades uma “assistente virtual” que embora prometa facilitar a interacção do utilizador com a TV, não terá, naturalmente, a complexidade da Cortana ou da Siri.

Com recurso a esta tecnologia vai ser possível mudar de canal sem saber a sua posição na grelha, por exemplo. Daqui em diante, se tiver um destes equipamentos em casa, vai poder falar com a sua box. Dizer “SIC” depois de pressionar o botão de comandos por voz vai levá-lo imediatamente para o canal da estação de Carnaxide ou, se a memória lhe falhar e preferir encontrar um programa que já nem se lembra
em que canal passou, basta pedir à UMA que o encontre.

Outra das inovações é a inexistência de qualquer unidade de armazenamento interno na box. Para armazenar gravações, informações e definições, a box vai recorrer à cloud o que, consequentemente, vai disponibilizar os conteúdos noutros dispositivos associados à sua televisão.

Neste âmbito, a NOS também expandiu as funcionalidades da aplicação NOS TV que agora parece estar em perfeita sintonia com o novo serviço de TV. Ver televisão em qualquer espaço, enviar conteúdos para a TV e alterar as transmissões entre os vários aparelhos vai continuar a ser possível mas, pelo que aparentou durante a apresentação, de forma mais fluída.

A interface do serviço televisivo, por sua vez, também foi redesenhada para obedecer a esta nova campanha. Se decidir adquirir a nova box, vai encontrar um design mais minimalista e mais impo que o anterior, e desta vez, mais concordante com a imagem que a empresa adotou em 2014.

Este serviço televisivo vai estar integrado em novos pacotes de telecomunicações a NOS que incluem internet, telefone, telemóvel e planos de internet móvel, de acordo com o tarifário que reproduzimos abaixo.

[caption][/caption]

Atualmente, a NOS cobre mais de 3,6 milhões de casas com rede de fibra óptica e tem mais de 1,5 milhões de clientes de televisão.

Nota da redação: Tal como apontado por um dos nossos leitores, o TeK escreveu que a SIC era o "canal da estação de Queluz" quando, na verdade, a sede do canal situa-se em Carnaxide. O texto foi, entretanto, corrigido.