Olhando para o caso português, as operadoras nacionais têm soluções de Internet móvel que podem atingir 150Mbps de velocidade. Isto na teoria, porque na realidade os números de velocidade de débito são sempre substancialmente inferiores. E o mesmo se passa na Internet por cabo ou fibra.

Na Coreia do Sul a operadora SK Telecom fez uma demonstração pública do LTE-Advanced, a nova geração do 4G. A experiência foi feita num Samsung Galaxy S4 LTE-Advanced, um dos primeiros dispositivos comercialmente disponíveis que suporta a evolução técnica do LTE.

Nos testes realizados e atestados pela imprensa especializada, como o The Verge relata, o telemóvel chegou a atingir 102Mbps de velocidade real de navegação. Como termo comparativo, em Portugal a velocidade média de Internet é de 22,92Mbps, quase cinco vezes menos do que o "novo" 4G conseguiu.

A operadora de telecomunicações asiática referiu que estes resultados podem ser melhorados no futuro até aos 150Mbps de débito reais em download e 37,5Mbps em upload. Até ao final do ano a SK Telecom diz ainda que vai lançar mais sete dispositivos com suporte ao LTE-Advanced.

A próxima geração de redes móveis, conhecido como 5G, deve ficar comercialmente disponível em 2020. A Samsung, o Reino Unido e a União Europeia são três dos agentes que estão a trabalhar ativamente para tentar garantir a implementação do 5G como uma norma no menor espaço de tempo possível.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico