No passado dia 29 de Janeiro entrou em funcionamento a nova ligação internacional da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS - a rede portuguesa que liga à Internet instituições de ensino e centros de investigação - de 622Mbit/s à pan-europeia GÉANT, a rede de investigação, mais rápida e de maior cobertura geográfica do mundo.



A alteração estava prevista desde que a GÉANT entrou em funcionamento, em Dezembro de 2001, mas ainda não se tinha verificado "por limitação técnica do operador responsável pela infra-estrutura nacional", segundo o adiantado por João Nuno Ferreira, director técnico da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), entidade responsável pela RCTS, em declarações ao TeK.



Apesar do incremento nacional da velocidade de ligação, a mesma continua a ficar abaixo dos valores de conexão observados na maioria dos países europeus inseridos na rede GÉANT, alguns com ligações de 2,5 Gbps, como a Espanha, França ou Itália, entre outros.



Dos países ligados à GÉANT, Portugal está apenas acima da Irlanda e da Croácia, igualando-se contudo à Aústria. João Nuno Ferreira afirma que a interpretação dos mapas de acesso à rede pan-europeia não pode ser efectuada linearmente e explica que a largura de banda adquirida para a ligação portuguesa foi calculada mediante o mercado existente. "A aquisição de largura de banda efectuada deverá chegar para ligar e permitir as experiências das nossas instituições educacionais e cientificas durante o próximo ano e meio, dois anos", declarou ao TeK.



"Um upgrade antes disso só se justificará se a dinâmica do mercado de telecomunicações se alterar... ou se preço da largura de banda baixar muito significativamente. Temos um mercado de banda larga pouco desenvolvido, mas se houver uma reviravolta fica então o desafio à FCCN de tentar desenvolver o backbone nacional", completa.



O director técnico da FCCN explica ainda que mesmo a ligação de 622 Mbps agora estabelecida terá de ser rentabilizada. "Estamos com uma ligação excelente", afirma. "Estamos com alguma folga. Aliás, tem de existir alguma folga, claro, mas não convém haver desperdício".



O mesmo responsável afirma também que todos os outros países adquiriram uma largura de banda suficiente para que não sejam necessárias actualizações pelo menos durante um prazo de 18 meses.



A GÉANT (Gigabit European Academic Network) chega a mais de 3.000 instituições de pesquisa e educação em cerca de 30 países através de 28 redes de educação nacionais e regionais. Tem dois objectivos, o de servir como infra-estrutura de apoio à comunidade científica e educacional europeia e o de servir, ela própria, como plataforma de investigação, experimentando novas tecnologias.



Esta rede pan-europeia veio substituir a TEN-155, de menor capacidade, e é um projecto de quatro anos criado por um consórcio de 27 redes nacionais europeias de pesquisa e educação denominadas NRENs e co-financiada pela Comissão Europeia como parte do Quinto Programa Quadro.



Além de ligar redes de investigação europeias, a GÉANT aposta na conectividade com outras congéneres internacionais como por exemplo a Abilene, dos Estados Unidos, e a SINET, na região Ásia-Pacífico.



Notícias Relacionadas:

2002-02-25 - Disponibilização de banda larga é o próximo desafio da Sociedade da Informação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.