Desenvolver um conjunto de serviços, como o acesso à Internet, streaming vídeo, vídeo on demand e Pay-TV no âmbito de uma solução de televisão interactiva, direccionada para a indústria hoteleira e de turismo na Europa é uma dos objectivos do contrato assinado entre a Novabase e a empresa sueca Otrum.

Esta parceria combinará a tecnologia das set-top-boxes da Octal TV (uma empresa do grupo Novabase) com a plataforma de televisão e serviços da Otrum, direccionada para a implementação de TV interactiva em cadeias de hotéis e em paquetes de luxo, entre outros locais, onde a "hospitalidade faz a diferença".

A solução a desenvolver por estas duas empresas englobará um cable modem DOCSIS para serviços interactivos e Internet a alta velocidade. Incorporando uma função de gateway de Internet, aquele periférico poderá ser ligado a computadores e consolas de videojogos, para além de fornecer acesso a televisão interactiva.

Tal como a set-top-box usada pela TV Cabo, também esta solução poderá suportar soluções híbridas de vídeo on demand, devido à sua capacidade de gravação digital, quando incluir um disco rígido.

O utilizador poderá usar este dispositivo para visualizar programas a pedido e accionar funções como a pausa e a repetição instantânea. A solução da OCTAL TV e da Otrum suportará a plataforma Microsoft TV Advanced e incluirá um processador da National Semiconductors com mais de 300 MIPS de capacidade processamento.

O novo equipamento de televisão interactiva será comercializado no terceiro trimestre de 2002 e de acordo com um comunicado da NovaBase contribuirá para um aumento de 30 por cento no número de unidades a produzir pelas empresas de televisão interactiva da Novabase (das quais fazem parte a Octal TV e a OnTV), durante o corrente ano. No total prefaz o "licenciamento de 10 mil set-top-boxes", de acordo com Manuel Festas, responsável pela relação com investidores da Novabase, em declarações ao Negocios.pt.

De destacar que o fornecimento de set-top-boxes à TV Cabo supõe também a entrega de trinta mil dispositivos durante o ano de 2002.

Segundo comunicado presente no portal Novabase "este contrato consolidará a posição da OctalTV como líder europeu no fornecimento de sistemas baseados na plataforma Microsoft TV, permitindo diversificar a actual base de clientes e mercados".

Nigel Bateson, director de I&D da Otrum, refere a propósito naquele comunicado, que "a actual parceria com a OctalTV possibilitará à Otrum reforçar a liderança na oferta das mais fiáveis e acessíveis soluções de Televisão Interactiva para a Indústria Hoteleira".

Notícias Relacionadas:

2000-11-23 - NovaBase adquire 51% da ONTV (actualizada)

2000-07-27 - Octal vai fornecer "set-top boxes" para a TV Cabo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.