Os serviços de telefonia fixa suportados em tecnologia GSM e as ofertas triple play foram o impulso para que nos primeiros três meses do ano o número de clientes da rede fixa em acesso directo se fixasse nos 3,3 milhões. O número, divulgado hoje pela Anacom, representa uma evolução positiva de 5,4 por cento face ao período homólogo e uma estabilidade face aos valores apurados no trimestre anterior.



Por seu lado, o acesso indirecto é uma modalidade cada vez menos utilizada pelos subscritores da rede fixa, como demonstra a queda de 8,9 por cento no número de clientes com pré-selecção, numa comparação com o trimestre anterior. Face ao período homólogo, a queda é de 21,6 por cento. Com esta redução o número de clientes com pré-selecção passou para os 392 mil, acentuando uma tendência que se vem delineando com a proliferação de ofertas alternativas à PT com acesso directo.



No mercado de acessos directo a PT continua a perder terreno, terminando o trimestre com 73,5 por cento dos clientes, menos 3 por cento que no trimestre anterior e menos 13,4 por cento que no período homólogo. O regulador justifica a quebra pelo aumento da concorrência e pelo número de acessos com ORLA activada. Também no que se refere aos acessos instalados a pedido do cliente a quota das empresas do grupo PT recuou 2,3 por cento face ao trimestre anterior e 11,5 por cento face ao mesmo período do ano passado, para os 75,9 por cento.



O crescimento do número de clientes em acesso directo registado no trimestre não significa no entanto um crescimento do mercado de telefonia fixa, que continua a recuar no que respeita à penetração de acessos telefónicos instalados. No período em análise existiam 4,1 milhões de acessos instalados o que traduz uma penetração de 38,9 acessos por 100 habitantes, menos 0,3 por cento que no trimestre anterior e menos 0,6 por cento que no período homólogo.



O número de chamadas realizado a partir da rede fixa também continua em queda. Os dados da Anacom apontam para 721 milhões de chamadas suportadas, menos 2,6 por cento que no trimestre anterior.



Notícias Relacionadas:

2006-03-08 - Novos operadores ganham clientes na rede fixa com ofertas integradas