A Nokia acaba de apresentar ao mercado o 6340, um modelo de telemóvel que funciona em redes Global System for Mobile Telecommunication, ou mais resumidamente GSM - a norma mais utilizada a nível mundial -, em Time Division Multiple Access ou TDMA, norma predominante nos Estados Unidos, e em redes AMPS, ou Advanced Mobile Phone Service, o sistema analógico de telefonia móvel concebido há alguns anos para a América do Norte e do Sul que usa transmissão FDMA, a 800Mhz.



O novo telemóvel irá, por exemplo, possibilitar que os seus utitlizadores façam ou recebam chamadas telefónicas quando estiverem na Europa - onde predomina o GSM -, mas também quando se deslocarem ao continente americano.



Além da indicada, entre as principais características do 6340 está o acesso à Internet através do protocolo WAP e a função wallet para as transacções electrónicas, uma característica que tem acompanhado os modelos Nokia mais recentes, como é o caso do 6510.



Embora o tempo de "resistência" da bateria do Nokia 6340 em stand by seja igual quando utilizado em redes GSM ou em redes TDMA (16 dias), fica a indicação de que em tempo de conversação o novo telemóvel chega a 5 horas se utilizado em GSM e a 4 horas quando está dependente da norma TDMA.



De acordo com comunicado do fabricante, o novo modelo deverá começar a circular no mercado durante o primeiro semestre deste ano.



Notícias Relacionadas:

2001-11-19 - Nokia escolhe conferência em Barcelona para lançar o seu primeiro telemóvel "a cores"

2001-10-12 - Nokia apresenta novo conceito de telemóvel de entretenimento