A PalmSource e a Orange estão entre um grupo de 10 empresas que se juntou com o objectivo normalizar interfaces Linux de forma a que o software não tenha que ser adaptado para cada uma das variações do sistema operativo open-source que apareça nos diferentes modelos de telemóvel.



O Linux Phone Standards Forum (LIPS), nome da iniciativa, propõe-se apostar na definição de perfis standard para telemóveis de gama mais baixa e só depois eventualmente partir para o desenvolvimento de normas para terminais topo-de-gama. O primeiro perfil, concebido para telemóveis que corram aplicações simples, deverá surgir ainda no primeiro trimestre de 2006, aguardando-se para 2007 os primeiros telemóveis certificados.



As intenções do LIPS são claramente as de oferecer uma alternativa aos sistemas operativos da Symbian e da Microsoft. "Queremos reduzir a fragmentação e introduzir uma plataforma Linux standard que permita o desenvolvimento de telefones Linux de forma mais rápida, a um menor custo e com maior interoperabilidade", referiu John Ostrem, investigador da PalmSource, citado pela C|Net.



Esta é a terceira vez que um grupo de empresas se une com o objectivo de criar standards Linux na área dos dispositivos móveis. Até à data já existiam o Open Source Development Lab (OSDL) e o Consumer Electronics Linux Forum (CELF).



Notícias Relacionadas:

2005-10-18 - OSDL promove utilização de Linux em telemóveis

2005-04-26 - MontaVista apresenta novo sistema Linux para telefones móveis

2004-12-10 - PalmSource compra China MobileSoft e aposta em Linux