http://imgs.sapo.pt/gfx/186537.gif
A Alva, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para cegos e pessoas portadoras de deficiências visuais, prepara-se para lançar no mercado inglês um novo modelo de telemóvel com funções acrescidas.

Alva MPO 5500 (Mobile Phone Organizer) é o nome deste peculiar telemóvel que faculta aos seus utentes a possibilidade de leitura e escrita em alfabeto braille. Para o efeito o aparelho inclui oito teclas braille, contando ainda com um sintetizador de fala para as línguas inglesa, francesa, alemã e holandesa e também o smart control user interface característico da marca Alva.

Com uma funcionalidade e design únicos, o MPO, que segundo o site cellular-news será lançado em Junho próximo, possui também acesso GSM triple band, bloco de notas, suporte de mensagens SMS, agenda, alarme e calculadora.

Para o futuro, a Alva espera ainda desenvolver tecnologia que permita incluir no MPO o acesso à Internet por GPRS, email, GPS e também um leitor de MP3.

Recorde-se que em 2001 a Universidade de Aveiro começou a desenvolver um protótipo de telemóvel para invisuais que incluía informação geográfica (GPS). Este equipamento pretendia fornecer dados para a orientação dos seus utentes nas linhas de transportes da cidade do Porto. O protótipo está a ser preparado para UMTS, a tecnologia móvel de terceira geração.

Notícias Relacionadas:

2001-04-26 - Universidade de Aveiro desenvolve telemóvel para invisuais