O CommWarrior é a nova ameaça para telefones móveis que utilizam sistema operativo Symbian, alertam as empresas de segurança F-Secure e SimWorks International. Afectando telemóveis Series 60 da Nokia, este vírus é ainda considerado de baixo risco.
Diferente do antecessor Cabir, que se tem espalhado de forma acelerada por vários países, o CommWarrior utiliza o sistema de mensagens multimédia (MMS) para se propagar e não apenas as redes Bluetooth. Ainda assim, para que o código malicioso seja instalado no telemóvel o utilizador terá de proceder a uma série de autorizações de download, uma das razões que levam as empresas de segurança a considerarem este vírus de baixo risco.
Recorde-se que o Cabir apenas utilizava as redes de comunicação Bluetooth, exigindo por isso alguma proximidade entre os equipamentos para que o vírus se pudesse propagar a outros telemóveis.
Os investigadores alertam que a utilização do sistema MMS poderá agora facilitar a disseminação do CommWarrior em diversos países, já que este não está limitado pela proximidade.
Em declarações a algumas agências de informação, a Symbian garantiu já estar a trabalhar com a Nokia para enfrentar mais esta ameaça ao seu sistema operativo.
Notícias Relacionadas:
2005-02-21 - Estados Unidos juntam-se à lista de 12 países já percorridos pelo Cabir
2004-12-30 - F-Secure avisa sobre novas variantes de Cabir
2004-07-19 - Autores do Cabir divulgam novo vírus que afecta Windows CE
2004-06-16 - Primeiro worm que infecta telemóveis sem grande risco
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários