À semelhança das chamadas de valor acrescentado, os fornecedores de conteúdos e serviços vão ter à sua disposição uma nova forma de facilitar o pagamento dos clientes, através de chamadas telefónicas para números com o código 761 ou 762. Os novos códigos foram adicionados pela Anacom ao Plano Nacional de Numeração e correspondem a valores de um e dois euros, mais IVA.

O regulador das telecomunicações tinha aberto no início do ano uma consulta pública na qual pedia aos players de mercado a manifestação de interesse em relação a estes serviços.

O pagamento de bens e serviços de baixo valor, disponibilizados na Internet, é um dos problemas com que os fornecedores de serviços e as entidades financeiras se têm deparado, sendo visto como uma limitação séria ao crescimento de alguns modelos de negócio na Internet.

Vários sistemas têm sido criados para tentar promover este tipo de pagamentos, como o Paypal e mais recentemente o Checkout do Google, mas não são ainda suficientemente simples para convencer grande parte dos internautas. A nível nacional o MBnet e a própria rede PayShop dos CTT estão igualmente vocacionadas para pagamentos também de baixos valores.

O novo sistema agora introduzido no Plano Nacional de Numeração pode dar mais uma ajuda na implementação de modelos de negócio de pagamento de serviços de baixo valor já que o cliente tem apenas de ligar para um determinado número de telefone, obter o código de desbloqueio, sendo o valor depois cobrado na factura telefónica.

O valor da chamada é o mesmo de qualquer ponto do país e os códigos 761 e 762 são apenas distinguidos com o valor associado, de um e dois euros mais IVA.

Com a decisão de criação do serviço a Anacom determina também a obrigação das empresas a quem forem atribuídos direitos de utilização destes números apresentarem informação estatística do tipo e nível de utilização.

Notícias Relacionadas:

2007-01-16 - ANACOM abre consulta para numeração de serviço de tarifa única por chamada

2006-06-29 - Google Checkout estreia serviço de pagamentos online