A informação sobre a provável suspensão indiscriminada das comunicações telefónicas realizada pela NSA foi avançada pelo The New York Times esta segunda-feira, cerca de nove meses depois de Edward Snowden ter dado a conhecer ao mundo o esquema de espionagem em massa montado pelos Estados Unidos.
Segundo funcionários do governo norte-americano, citados pelo jornal, "a NSA vai pôr fim à obtenção sistemática de dados telefónicos dos americanos". Fica por esclarecer se as novas normas também irão abranger a atividade da NSA no exterior.
A reforma da legislação em preparação propõe um prazo menor para a retenção de informações - atualmente de cinco anos - e a exigência de autorização judicial, que avaliará se o nível de suspeita justifica ou não a monitorização.
De qualquer forma, a reforma dos métodos da NSA não deverá ocorrer imediatamente caso o projeto de lei seja aprovado, já que o governo norte-americano prevê estender por mais 90 dias o período de autorização do programa da NSA atualmente em vigor, renovado periodicamente.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários