As japonesas NTT DoCoMo, NEC e Fujitsu estão a propor uma tecnologia para o OFCDM (orthogonal frequency and code division multiplexing), potencial candidato a quarta geração de sistemas de comunicações móveis, que aumenta o débito de dados para 1Gbps a uma largura de banda de 100MHz.



De acordo com a NTT DoCoMo, citada pela publicação online NE Asia, as empresas querem atingir o Gbps porque o normal débito de 100Mbps é inadequado para antenas onde exista uma concentração elevada de tráfego comunicacional em pequenas áreas, incluindo o ambiente hotspot.



A tecnologia apresenta um acesso múltiplo MIMO (multiple-input, multiple-output), que usa antenas de transmissão/recepção. O melhor débito é alcançado adoptando a detecção provável máxima como o método para separar os sinais recebidos das várias antenas.



Para simular uma saída de 1Gbps numa largura de banda de 100 MHz foi utilizado um método de modulação de dados de 16 QAM e turbo coding com uma taxa de codificação de 8/9. Nas experiências foram usadas quatro antenas de transmissão e recepção.



Notícias Relacionadas:

2002-10-14 - Quinta geração de comunicações móveis poderá surgir em 2010

2001-06-19 - Quarta geração de comunicações móveis chega ao Japão em 2010