Quando a tecnologia falha… volta-se aos meios tradicionais. Parece ser a conclusão a retirar dos últimos desenvolvimentos na polémica questão da incapacidade de resposta dos sistemas electrónicos destinados a informar os cidadãos sobre o seu número de eleitor e local de voto.

Portal do Cidadão e serviço de informação por SMS não foram capazes de dar resposta à "avalanche" de solicitações dos portugueses em dia de eleições e o receio de que a situação se repita levou os decisores a optar pelo envio da informação por correio.

Os cerca de um milhão de eleitores com cartão de cidadão começam, a partir da próxima semana, a receber as cartas com o número de eleitor e local de voto, antecipando novas eleições, avança esta manhã a TSF.

"A administração eleitoral quer evitar que se repitam os problemas que impediram o voto de muitos eleitores nas últimas presidenciais", escreve a rádio.

O director-geral da administração eleitoral, Jorge Miguéis, citado pela mesma fonte, afirmou ainda que as notificações serão enviadas rapidamente e que "dois a três meses são suficientes para resolver os problemas que aconteceram nas eleições presidenciais de Janeiro", relembrando que até à data, os serviços organizaram 56 eleições e apenas uma deu problemas.

Já o coordenador do estudo da Universidade do Minho que avaliou os problemas nas presidenciais, Luís Amaral, acredita que a notificação pode não ser suficiente.