A nível mundial estima-se que 100 milhões de utilizadores de equipamentos móveis utilizem plataformas 3G, revela o estudo da Strategy Analytics. A análise refere que, do total de utilizadores 3G, cerca de 70 milhões utilizam tecnologia WCDMA enquanto que os restantes 30 milhões optam pela norma CDMA2000 EV-DO.



A discrepância dos números é explicada pelos analistas como um reflexo das diferentes forças de marketing utilizadas pelos prestadores destes serviços, com clara vantagem para o UMTS/WCDMA.



Sara Harris, responsável pelo estudo, citada pelo Telecom Paper, revela que o sucesso destas tecnologias está intimamente relacionado com as apostas de empresas influentes no mercado, tais como "a NTT DoCoMo, Hutchison 3G e a SK Telecom e, mais recentemente, a Vodafone e a Verizon Wireless, que trabalharam arduamente para fazer chegar o 3G junto dos seus clientes".



A Strategy Analytics avançou ainda que em 2007 é esperado um crescimento significativo do 3G no mercado norte-americano, uma vez que a Cingular Wireless,a maior operadora móvel dos Estados Unidos, irá introduzir a tecnologia HSPDA.



A tecnologia HDSPA tem vindo a ser introduzida também no mercado europeu estando já disponível em Portugal para qualquer uma das operadoras móveis a actuar no país.

Notícias Relacionadas:

2005-07-12 - Indústria quer HSDPA no mercado em 2006


2001-08-07 - 3G nos Estados Unidos cada vez mais atrasado