Está a decorrer um evento que permite a todos os que se inscreveram partilhar preocupações e contribuir para a revisão do quadro europeu das telecomunicações, uma das áreas onde a Comissão Europeia está a trabalhar para preparar o Mercado Único Digital.

A iniciativa, que tem transmissão online em direto, focada nos aspetos que também são postos em destaque na consulta pública que está a decorrer.

Com a revisão do enquadramento regulatório das comunicações no espaço da União Europeia a CE quer garantir que a região tem os instrumentos necessários para promover a concorrência nas redes de nova geração, assegurar que estas infraestruturas chegam às zonas rurais e que há margem para o desenvolvimento de serviços inovadores.

Neste universo de questões cabem aspetos mais específicos, que também estão a ser repensados neste momento, como o alargamento do conceito de serviço universal também ao acesso à Internet.

O novo quadro regulamentar das telecomunicações estará pronto a entrar em vigor no próximo ano. A consulta pública que ajudará a CE a definir as mudanças que aí se vão refletir está em vigor até 7 de dezembro.