A O2 Germany está a preparar o lançamento de um novo serviço para o mercado doméstico que junta as funcionalidades das redes sem fios WLAN no espaço da casa com a ligação através de redes móveis 3G no acesso à Internet. Denominado surf@home, o serviço de banda larga móvel que a operadora se prepara para disponibilizar no mercado alemão no próximo Outono será o primeiro do género na Europa, juntando as duas tecnologias numa única box para uso doméstico ou profissional.



Os consumidores poderão usar o seu PC, PDA ou notebook para aceder à Internet a velocidades seis vezes maiores do que o verificado no RDIS pela wireless LAN, através da box, e ligar-se à Internet através da rede 3G, explica a subsidiária alemã da mmO2. Quando combinado com o serviço de voz Genion "Home Zone" da operadora, o surf@home transforma-se numa alternativa viável à linha fixa.



O surf@home permite que vários utilizadores se liguem simultaneamente à Internet, está pré-configurado para utilização 3G e suporta um conjunto alargado de PCs, notebooks e PDA através de WLAN, LAN e USB.



O preço só será revelado mais próximo da data de lançamento do serviço, embora esteja previsto que as boxs sejam comercializadas a menos de 100 euros a unidade no retalho. Está igualmente decidido que os clientes poderão escolher entre pagar por tráfego de dados ou pelo tempo dispendido online, em valores apresentados numa única factura.



Enquanto a O2 Germany se prepara para lançar o serviço a nível local no Outono, estão igualmente a ser desenvolvidos planos para testar o surf@home no Reino Unido antes do lançamento comercial do UMTS, previsto para a segunda metade deste ano.



Já na Alemanha, o arranque comercial dos serviços de terceira geração móvel está previsto para este mês com o lançamento de uma placa 3G/GPRS para PC que custa 285 euros e que suportará velocidades de 384 Kbps.



Os clientes do serviço poderão escolher de uma panóplia de planos de preços mensais e tirar vantagem da funcionalidade "Connection Manager", que possibilita a selecção automática do método de transmissão mais rápido, seja 3G, GPRS ou um dos mais de 400 pontos WLAN da O2 Germany, salienta a operadora em comunicado.



Notícias Relacionadas:

2004-04-07 - Tecnologias Wi-Fi e 3G vistas como complementares na oferta de serviços WLAN