Um ano após o lançamento do Observatório de Tarifários do Serviço Telefónico Móvel da ANACOM, o balanço da autoridade nacional das comunicações revela que, no total, o serviço foi consultado por 60 mil utilizadores distintos. Ao todo foram 110 mil as operações de simulação efectuadas até ao dia 28 de Julho, data em que o Observatório de Tarifários completou um ano de actividade.


A consulta de tarifários de chamadas foi a funcionalidade mais procurada pelos utilizadores, com 59 mil operações, seguindo-se da comparação de chamadas, que contabilizou mais de 30 mil visitas.


Os dados compilados pela autoridade nacional de comunicações apontam para uma a média mensal de acessos ao comparador de cinco mil utilizadores, que fizeram 9,1 mil simulações por mês.




Entre os dias 17 de Abril e 17 de Julho a ANACOM promoveu o Observatório de Tarifários através de uma campanha publicitária que, de acordo com a reguladora contribuiu para "um aumento significativo do nível de utilização desta ferramenta por parte dos consumidores".


Os números revelam que, através da campanha publicitária, o número de acessos diários e de operações de simulação "passou de 55 e 71, respectivamente, no mês anterior ao início da campanha, para valores médios diários de 341 acessos e 438 operações realizadas no mês após a campanha".


Para além da comparação de preços aplicados nas chamadas móveis nacionais, o Observatório de Tarifários passou a partir de Novembro a disponibilizar as mesmas funcionalidades destinada aos serviços de mensagens escritas (SMS) e mensagens multimédia (MMS).


A partir de agora, o Observatório contará com mais uma funcionalidade, desta vez, dedicada aos níveis de consumo mensal dos utilizadores. Desta forma, será disponibilizada a opção "O meu perfil de consumo mensal".


A ANACOM deixa ainda a promessa de melhorar o serviço de modo a facilitar o acesso não só dos cidadãos com necessidades especiais, como também, dos cidadãos com largura de banda reduzida ou hardware de menor capacidade, tais como os acessos dial-up e via telemóvel, disponibilizado a versão texto do Observatório de Tarifários.


O Observatório de Tarifários é uma incitava da autoridade nacional de comunicações, em colaboração com as três redes móveis nacionais, que visa minimizar o nível de desconhecimento dos utilizadores face aos diferentes tarifários de comunicações existentes no mercado, através da consulta de preços, simuladores de tarifas mais adequados, tendo em conta o perfil do utilizador, entre outras funcionalidades.

Notícias Relacionadas:

2006-07-03 - Deliberação da Anacom distribui funções no Conselho de Administração

2006-07-06 - Novos operadores continuam a crescer no acesso directo