Dados relativos a fevereiro de 2015, reunidos pela Comissão Europeia, indicam que mais de 50% das assinaturas de banda larga fixa em Portugal têm uma velocidade de download de pelo menos 30 Mbps, valor duas vezes superior à média da União Europeia. Além disso, 35,8% dos contratos referem-se a velocidades entre os 10 e os 30 Mbps.

O triple play é o tipo de oferta mais popular, com 80% do número total de subscrições de banda larga, número três vezes acima da média europeia. As ofertas stand alone ou banda larga fixa combinada com telefonia móvel reúnem perto de 10% das assinaturas, segundo o relatório, sendo que apenas 2,3% dos portugueses que contratam serviços de banda larga o fazem combinado com a telefonia fixa.

Relativamente aos preços, Bruxelas refere que, apesar de terem descido em alguns casos, as ofertas triple play mais baratas com velocidade superior a 100 Mbps custam mais do dobro do que o registado em média na UE. As outras ofertas triple play são tradicionalmente 20% mais caras do que a média da UE.

No caso da oferta standalone ou double play com telefonia, a diferença de preço entre as ofertas portuguesas mais baratas e a média da UE é mais baixa para os dois pacotes de velocidades mais rápida (em redor dos 10%) e mais alta para ofertas entre os 12 e os 30 Mbps (respetivamente 44% e 49% superior).