A Mobile Gaming Initiative e a Open Mobile Alliance anunciaram uma parceria para o desenvolvimento e suporte de uma especificação aberta para jogos móveis de elevada qualidade.
Em comunicado, a OMA explica que a fragmentação existente hoje em dia é uma barreira ao desenvolvimento do mercado de jogos móveis que só a interoperabilidade pode resolver.
Formada no início de 2006, a Mobile Gaming Initiative reúne diversas empresas intervenientes na cadeia de valor dos jogos móveis com o objectivo de desenvolver e fazer chegar a um número de terminais tão abrangente quanto possível jogos desenhados para o segmento.
O trabalho dos dois grupos será desenvolvido no âmbito de um Grupo de Trabalho para os Serviços de Jogos coordenado pela OMA e subscrito por nomes como a Nokia, Samsung, Texas Instruments ou Symbian.
Em resultado as empresas esperam definir um conjunto de requisitos mínimos em termos de capacidade e performance dos aparelhos, informações que serão posteriormente partilhadas com os programadores.
Espera-se que isto facilite e torne mais eficaz a portabilidade dos jogos entre telemóveis e diminua o número de versões de jogos disponíveis no mercado para responder às diferentes exigências de fabricantes e modelos, o que se traduz em menores custos de desenvolvimento.
Notícias Relacionadas:
2005-04-13 - MPEG LA avança com nova proposta de licenciamento para tecnologia DRM nos telemóveis
2002-10-23 - MGIF propõe interoperabilidade entre jogos para telemóveis lançando especificação
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Pandoland é um jogo dos criadores de Pokémon com estética de Minecraft -
Site do dia
Deixe a imaginação fluir e faça engenhocas improváveis com IA para descobrir o seu alter ego de inventor -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários