A Mobile Gaming Initiative e a Open Mobile Alliance anunciaram uma parceria para o desenvolvimento e suporte de uma especificação aberta para jogos móveis de elevada qualidade.



Em comunicado, a OMA explica que a fragmentação existente hoje em dia é uma barreira ao desenvolvimento do mercado de jogos móveis que só a interoperabilidade pode resolver.



Formada no início de 2006, a Mobile Gaming Initiative reúne diversas empresas intervenientes na cadeia de valor dos jogos móveis com o objectivo de desenvolver e fazer chegar a um número de terminais tão abrangente quanto possível jogos desenhados para o segmento.



O trabalho dos dois grupos será desenvolvido no âmbito de um Grupo de Trabalho para os Serviços de Jogos coordenado pela OMA e subscrito por nomes como a Nokia, Samsung, Texas Instruments ou Symbian.



Em resultado as empresas esperam definir um conjunto de requisitos mínimos em termos de capacidade e performance dos aparelhos, informações que serão posteriormente partilhadas com os programadores.



Espera-se que isto facilite e torne mais eficaz a portabilidade dos jogos entre telemóveis e diminua o número de versões de jogos disponíveis no mercado para responder às diferentes exigências de fabricantes e modelos, o que se traduz em menores custos de desenvolvimento.



Notícias Relacionadas:

2005-04-13 - MPEG LA avança com nova proposta de licenciamento para tecnologia DRM nos telemóveis
2002-10-23 - MGIF propõe interoperabilidade entre jogos para telemóveis lançando especificação