
A partilha de custos e um calendário apertado para a implementação serão os principais motivos que levam a Oi - a operadora brasileira na qual a Portugal Telecom tem uma participação - e a TIM a juntarem esforços para criar uma rede partilhada de quarta geração móvel (LTE) no Brasil.
A notícia é avançada hoje pela imprensa brasileira, no Jornal Valor Econômico e no informe Telesíntese, e dá conta de uma parceria que para já será pioneira no mercado brasileiro, permitindo uma redução de custos entre 40 a 60% na implementação dos serviços.
A Oi já reagiu em comunicado ao mercado, não confirmando mas também não desmentindo a informação, adiantando apenas que "o compartilhamento de infraestrutura de rede de telecomunicações é uma prática mundialmente difundida e que a Companhia sempre avalia oportunidades dessa natureza no mercado"
O serviço deverá estar pronto para entrar em funcionamento em abril, para ser testado e entrar em funcionamento nas cidades que vão receber a Copa das Confederações, o torneio de seleções organizado pela FIFA em junho. As cidades onde se realiza o campeonato são Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
A Oi e a TIM são duas das empresas que se apresentaram ao leilão promovido pela Anatel - o regulador do mercado de comunicações no Brasil - comprando frequências para operar redes de quarta geração móvel. As operadoras pagaram 330 e 340 milhões de reais, respetivamente, pelas frequências, o que corresponde a cerca de 120 a 125 milhões de euros.
As concorrentes Vivo (da Telefónica) e Claro tiveram de investir mais em frequências com maior capacidade de cobertura, pagando mil milhões de reais e 844,5 milhões, respetivamente, cerca de 368 a 310 milhões de euros.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: Foi corrigida a referência à Copa das Confederações.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários