A Associação dos Operadores de Telecomunicações (APRITEL) e a Associação Europeia da Competição das Telecomunicações (ECTA), juntaram em Lisboa associações de operadores de telecomunicações de diversos países da União Europeia, com vista a debater o futuro do sector e criar uma plataforma comum para a apresentação de recomendações à revisão do Quadro Regulatório Europeu. O encontro contou ainda com a intervenção do actual Presidente do Conselho das Comunicações Europeu e Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Mário Lino.

O encontro terminou com a assinatura formal da "Carta de Prioridades" contendo as conclusões e recomendações das associações de operadores, a ser entregue hoje ao Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, ao Presidente do Conselho das Telecomunicações Europeu, Mário Lino e à Presidente da Comissão de Telecomunicações do Parlamento Europeu, Angelika Niebler.

A cimeira definiu o actual modelo de desenvolvimento, baseado na concorrência entre operadores, como tendo sido responsável pelo investimento positivo registado no sector, bem como pela crescente penetração do acesso Banda Larga, redução dos preços finais para os clientes e desenvolvimento da sociedade de informação em geral.

Outros focos importantes de discussão durante o encontro e que foram incluídos na carta a apresentar na Comissão Europeia foram a questão da partilha de infra-estruturas pelos operadores, o acesso dos países menos desenvolvidos à banda larga, a unificação das plataformas de comunicação em toda Europa, a uniformização do acesso ao lacete local e a separação funcional como meio para a implementação e rentabilização das próximas gerações de redes de telecomunicações.

Luís Reis, Presidente da APRITEL e Innocenzo Genna, Presidente da ECTA consideraram o resultado final da cimeira positivo, tendo esta cumprido o objectivo de mobilização das principais associações europeias do sector.

Notícias Relacionadas:

2007-10-29 - Associações europeias de telecomunicações discutem sector em Lisboa

2007-10-12 - Operadores incumbentes dominam 89,5% dos acessos directos na Europa