Seis operadores europeus acordaram uma redução das tarifas grossistas praticadas entre si a partir de Outubro deste ano. Integram o acordo a TeliaSonera, a Orange, a Telecom Italia Mobile, a Telenor, a T-Mobile e a Wind que se comprometem a harmonizar tarifas para os 0,45 euros por minuto até Outubro deste ano e para os 0,36 euros até Outubro de 2007, o que significa uma redução de preços na ordem dos 50 por cento.



De acordo com informação disponibilizada pelas empresas, as reduções nos preços grossistas serão reflectidas nos preços ao consumidor final, através de reduções também nos preços a retalho.



De seis em seis meses está prevista a realização de uma auditoria independente às reduções de preços introduzidas no retalho, por forma a verificar o cumprimento dos princípios definidos no acordo entre os seis operadores. Os resultados serão publicados num índice.



Juntamente com o anúncio da iniciativa o grupo divulgou ter dirigido um convite a todos os operadores da área económica europeia para integrarem a iniciativa e assinarem o código de conduta.



Os preços de roaming na Europa têm sido alvo de análise por parte da Comissão Europeia que promete para 2007 uma nova análise ao mercado a que se seguirão medidas de harmonização de preços.



A proposta conta com o apoio do Grupo Europeu de Reguladores que no entanto considera fundamental uma acção nos preços grossistas, praticados entre operadores, por oposição à sugestão de reduções de preços no retalho da comissária Viviane Reding.



O GER considera que só a redução de preços no mercado grossista terá condições para conduzir a uma descida real dos preços praticados ao consumidor, sem provocar distorções no mercado.



Notícias Relacionadas:

2006-05-12 - Reguladores criticam intenções da CE relativamente aos preços de roaming

2006-02-09 - Novas regras para o roaming na UE entram em vigor na segunda metade de 2007