Apesar das medidas regulatórias assumidas pela Europa, os operadores de telecomunicações incumbentes dominam ainda 89,5 por cento dos acessos directos aos clientes, um segmento do mercado fundamental para garantir o desenvolvimento da banda larga. Os números foram usados por Viviane Reding ontem, durante a reunião do Grupo de Reguladores Europeu (ERG) que decorreu em Atenas, reconhecendo que o copo está "meio cheio" mas que há ainda muito trabalho a fazer para melhorar as condições competitivas.
A comissária responsável pela Sociedade da Informação continua a defender a ideia de um mercado europeu de telecomunicações, mas reconhece a necessidade de medidas assimétricas nas várias regiões, pelo que é defensora da auto regulação e da intervenção dos reguladores locais.
A menos de um mês da próxima decisão da Comissão europeia sobre a reforma do quadro regulatório das telecomunicações, que será discutido a 13 de Novembro, Viviane Reding define como prioridades para 2008/2009 as taxas de terminação móveis. Voz sobre IP e a segmentação geográfica.
No mesmo horizonte está a criação do Regulador Europeu e a comissária lembrou que considera o Grupo de Reguladores Europeus "um laboratório importante" para a futura autoridade, que terá capacidade de assegurar posições comuns mais rápidas e ambiciosas.
Notícias Relacionadas:
2006-06-28 - Viviane Reding revela propostas de alteração ao quadro europeu das comunicações electrónicas
2006-06-08 - Incumbentes europeus pedem menos regulação
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários