Um grupo de operadores móveis prepara-se para anunciar na próxima semana uma parceria para a área das pesquisas móveis. O movimento reedita o esforço de acção conjunta verificado no ano passado para a área das mensagens instantâneas, mas desta vez aplicada à não menos popular área de pesquisa.
A notícia é avançada pelo Sunday Telegraph a aponta o anúncio da parceria para o 3GSM World, a maior feira europeia de telecomunicações móveis que este ano volta a ter lugar em Barcelona.
De acordo com o jornal a Vodafone, a Telefónica e a AT&T são as promotoras deste novo serviço móvel de pesquisa, que contará também com o apoio da Deutsche Telekom, France Telecom, Telecom Itália e Hutchison Whampoa.
A criação de um motor de busca pensado de raiz para a utilização em telemóveis será uma forma das empresas evitarem a entrada neste segmento de grandes players com a Google ou a Yahoo, que já mantêm alguns acordos com operadores móveis para oferecer os seus serviços em ambiente móvel, mas nada que garante presença forte no segmento.
A mesma estratégia foi usada pelos gigantes dos móveis para a área das mensagens instantâneas quando na edição do ano passado do 3GSM World apresentaram o Personal IM, uma alternativa ao popular MSN da Microsoft disponível em smartphones com Windows Mobile.
O Personal IM designa uma iniciativa adoptada por 15 operadores móveis, em forma de compromisso, para garantir a interoperabilidade entre os seus vários serviços de mensagens instantâneas. O primeiro roll out do Personal IM surgiu aliás há poucos dias com a escolha dos fornecedores de serviço pela COAI, um operador indiano que também aderiu à iniciativa e que vai iniciar o desenvolvimento de uma oferta nesta área.
Por outro lado, um esforço conjunto para a dinamização das pesquisas realizadas via telemóvel tem mais hipótese de produzir efeitos e levar de facto a um aumento da utilização dos equipamentos com este propósito e ao consequente aumento do ARPU.
Notícias Relacionadas:
2006-02-14 - Operadores móveis comprometem-se a garantir interoperabilidade dos serviços de IM
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários