São vários os operadores que assumiram o compromisso de desenvolver ofertas em torno da tecnologia de Near Field Communications, sublinha a GSM Association numa nota de imprensa hoje publicada.



Reunindo as diversas intenções de investimento anunciadas nos últimos dias, na maioria durante o Mobile World Congress, a associação aponta 2012 como ano de lançamento de vários serviços comerciais suportados na tecnologia, em mercados seleccionados.



Por seu lado, a associação afirma que também está comprometida com o desenvolvimento da tecnologia e que vai desenvolver os esforços necessários para promover iniciativas de certificação e teste de normas, para assegurar a interoperabilidade da tecnologia.



Com este posicionamento a GSMA quer evitar que as diferentes aproximações dos operadores à tecnologia dificultem uma adopção orientada pelas mesmas normas, assegurando meios para uma rápida massificação dos serviços.



Entre os operadores com planos já anunciados para lançar serviços de NFC estão nomes como a Orange, Deutsche Telekom, Telecom Italia, Telefonica, Telenor, Vodafone e vários outros.



"O NFC é talvez mais conhecido pela sua capacidade para facilitar pagamentos móveis, mas a sua aplicação vai muito para além disso", defende Franco Bernabe, presidente da associação, que é também CEO da Telecom Itália.



A associação sublinha que a adopção destas tecnologias representa uma inovação e uma oportunidade importante para o sector móvel, capaz de facilitar o desenvolvimento de um leque alargado de serviços e aplicações interessantes para os consumidores.



Alguns exemplos de áreas onde se espera que a tecnologia que usa o SIM como elemento de autenticação traga maior potencial são a área dos pagamentos móveis, acesso a viaturas, casas, estacionamentos, entre outros.



As previsões da Frost & Sullivan antecipam que o mercado de pagamentos móveis, suportado na tecnologia NFC atingirá os 110 mil milhões de euros em 2015

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.