O Orange vai descontinuar a rede 3G até final de 2028. Já em 2025, deixa de operar em 2G. Os planos são para França, mercado doméstico da operadora, onde o número de clientes a usarem serviços de terceira geração é ainda muito expressivo, enquanto o 2G já é residual.

Noutros mercados - Bélgica, Luxemburgo, Polónia, Roménia, Eslováquia e Espanha, o 3G será desligado já em 2025 e será o 2G a permanecer ativo durante mais alguns anos, até 2030. A data final será fixada por cada subsidiária em função das características do mercado.

Alocar as frequências reservadas ao 2 e 3G às gerações mais recentes da rede móvel é também uma forma de reforçar a capacidade de oferecer esses serviços, sobretudo em áreas demograficamente mais exigentes, como os centros urbanos.

A decisão, que vários operadores têm vindo a calendarizar, explica-se pela migração dos clientes para serviços suportados por redes mais modernas - 4G e 5G - e pela necessidade de concentrar esforços e investimentos no desenvolvimento dessas redes.

A Orange acrescenta que esta é uma decisão que coloca a empresa "focada em construir redes preparadas para o futuro, resilientes, autónomas, energeticamente eficientes e otimizadas”. Reconhece que alguns serviços baseados em Internet das Coisas funcionam sobre a rede 3G da operadora, mas adianta que já está a trabalhar com os clientes nessa situação para encontrar alternativas. Uma das metas da Orange para os próximos anos é atingir a neutralidade carbónica até 2040. Maximizar a eficiência da rede é uma peça central nesse processo, explica.

5G: Bruxelas libertou frequências do 2G, 3G e 4G para a nova tecnologia de quinta geração
5G: Bruxelas libertou frequências do 2G, 3G e 4G para a nova tecnologia de quinta geração
Ver artigo

Já há operadores em diferentes países com este passo dado. Na Alemanha, a Deutsche Telekom deixou de suportar serviços 3G no verão passado e a tecnologia será completamente descontinuada por todos os operadores este ano. Nos Estados Unidos, a AT&T concluiu o processo de desligamento da rede 3G em fevereiro. Os dois principais concorrentes da empresa no mercado dos Estados Unidos, a T-Mobile e a Verizon fazem o mesmo até final, numa operação que deixa literalmente sem rede os clientes com equipamentos mais antigos, sem suporte para 4 ou 5G.

No Japão o desligamento das redes 3G está previsto para este mês e vários operadores já têm em marcha campanhas de substituição de telemóveis antigos, por modelos mais modernos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.