Um tribunal francês confirmou hoje a decisão proferida no final do ano passado pelo Conselho Nacional da Concorrência que impede a France Telecom de continuar a ser o único operador móvel a comercializar o iPhone.

Ao acordo assinado entre a Apple e o incumbente francês replicou um modelo usado pela empresa de Steve Jobs em quase todos os mercados onde comercializa o iPhone, desde a primeira geração do equipamento.

O tribunal vem agora confirmar a decisão dos reguladores, no âmbito de um recurso interposto pela France Telecom, através da divisão móvel Orange. A acção visava alterar a decisão anterior dos reguladores a favor da Bouygues Telecom, um concorrente da Orange que reclamava o direito de poder vender o iPhone também na sua rede.

Recorde-se que a legislação francesa já proibia a exclusividade do iPhone numa única rede móvel, razão pela qual a Orange vende uma versão do equipamento fidelizada à rede e uma outra livre de rede, mas significativamente mais cara. Com a confirmação judicial da decisão dos reguladores fica agora também claro que não pode ser um único operador a comercializar o produto, já que isso tem impactos significativos na concorrência.

Para a concorrência à Orange e decisão é positiva chega é muito tempo depois do equipamento começar a ser vendido. Chega também depois do maior período de vendas do ano, o Natal.