Telefone fixo, telefone móvel, Internet fixa, Internet móvel e televisão. Estes são os elementos que compõe os pacotes de telecomunicações quintuple play, também conhecidos como ‘5P’, e que estão a conquistar cada vez mais portugueses. A Autoridade Nacional das Comunicações revela que os serviços 5P são já a segunda modalidade mais popular junto das famílias que subscrevem pacotes de telecomunicações, ao representarem 37,4% de quota.

Além de já estar bem estabelecido junto dos portugueses, o sistema que agrega cinco serviços de telecomunicações foi o que mais cresceu no terceiro trimestre, assegura a ANACOM.

Os pacotes mais populares continuam a ser os que juntam televisão, Internet e telefone fixo - os triple play - ao garantirem 41,8% de quota de mercado.

Os dados do regulador revelam ainda que o MEO é o prestador líder nos serviços de telecomunicações em pacote, assegurando no final do 3º trimestre 41,8% do mercado, seguido da NOS com 39,1%, da Vodafone com 13,1% e da Cabovisão com 6%.

“O grupo NOS foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no período em análise e liderava nas modalidades double play, triple play e quadruple play. A liderança na modalidade quintuple play pertencia à MEO”, esclarece a ANACOM. 

Atualmente 78% das famílias portuguesas subscrevem serviços integrados de telecomunicações, num total de 3,2 milhões de assinantes - um crescimento de 11% em comparação com igual período do ano anterior. A receita média mensal por subscritor foi de 40,57 euros.