A Palm está a preparar uma versão alternativa para um dos sistemas operativos que actualmente suporta os seus smartphones Treo. Esta alternativa será baseada em Linux e ainda este ano deve chegar às lojas substituindo a versão 5 do Palm OS (conhecida pelo nome de código Garnet), actualmente pré-carregada em vários equipamentos da marca. A nova plataforma de software ainda não tem designação oficial, embora a Palm garanta que está a ser desenvolvida há vários anos.



A versão Linux dos Treo vai suportar as aplicações que actualmente integram os equipamentos, introduzindo mais algumas novidades como a possibilidade de suportar em simultâneo tráfego de voz e dados, permitir uma transição mais rápida entre aplicações e oferecer suporte para aplicações online.



"Consideramos que é crítico manter as nossas próprias plataformas e algumas tecnologias chave. Temos sistemas de software que contamos lançar até final do ano e que nos permitirão fazer avançar os sistemas operativos Palm e modernizá-los", sublinha Ed Colligan, CEO da companhia que avançou a notícia, citado em várias publicações internacionais.



Ao contrário do que chegou a fazer com o Palm OS (quando detinha a PalmSource) no momento posterior ao seu desenvolvimento, a Palm não planeia licenciar para terceiros o novo sistema operativo. A empresa também garante que continuará a desenvolver smartphones de base Windows para o mercado residencial, dando continuidade a uma parceria assinada em 2005 cm a empresa de Bill Gates.



Recorde-se que o Palm OS foi desenvolvido pela PalmSource o braço da Palm para o desenvolvimento de software que há uns anos foi vendida à japonesa Access, empresa a quem licencia agora o software.



Notícias Relacionadas:

2005-09-29 - Palm cede à pressão da Microsoft e integra Windows Mobile no Treo

2005-09-12 - Japonesa Access anuncia compra da PalmSource