Depois do acesso à Internet, a Virgin prepara-se para começar a dar aos seus passageiros a possibilidade de fazerem chamadas de telemóvel durante o voo, revelou o COO da companhia, numa entrevista à BBC.

A novidade estará disponível a partir do final deste ano, para quem viajar entre Londres e Nova Iorque nos Airbus A330 da companhia, que se prepara para assegurar o serviço em pelo menos 20 aviões, numa primeira fase.

O serviço, prestado pela AeroMobile, estará acessível apenas para clientes das operadoras Vodafone, O2 ou T-Mobile e será sujeito às taxas de roaming aplicadas pelas empresas, mas a principal limitação deverá ser mesmo o facto de apenas poderem estar em utilização até seis telemóveis em simultâneo.

A possibilidade também não estará operacional durante a descolagem e aterragem, ficando acessível apenas a partir do momento em que o avião atinja os 10 mil pés (3 Km) de altitude. No espaço aéreo norte-americano a utilização também ficará limitada, devido a uma proibição imposta pela Federal Communications Commission (FCC).

Segundo explicou a Virgin, o serviço em questão funciona recorrendo a uma estação instalada no avião que emite o sinal para um satélite de telecomunicações móveis, que, por sua vez, o redireciona para uma antena em terra.

Para além das chamadas, os utilizadores podem enviar e receber SMS e emails ou mesmo navegar na Internet através da rede GPRS. O sistema é semelhante ao disponibilizado por empresas como a Emirates Airlines, que reclamou o título de pioneira, em 2008.
Companhias como Air France ou a portuguesa TAP são outros dos exemplos de transportadoras aéreas com projetos nesta área.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes