A rede móvel virtual dos CTT introduz a partir do próximo dia 3 de Junho um novo tarifário, que a partir dos 10 primeiros segundos de conversação cobra as chamadas móveis ao segundo. A alteração é o primeiro resultado de uma leitura da legislação de consumo que levou o regulador das comunicações a tomar posição sobre o assunto e a impor aos operadores o lançamento de pelo menos um tarifário com preços cobrados ao segundo.



A nova oferta da Phone-ix é transitória e prepara a chegada de um tarifário que desde o primeiro segundo cobrará a conversação sempre em períodos de um segundo. Esta nova oferta, para a qual os sistemas de facturação estão a ser preparados, chega no verão. Até lá o tarifário lançado a 3 de Junho cobrará 3 cêntimos nos primeiros 10 segundos de conversação e 0,3 cêntimos por segundo a partir daí.



Recorde-se que a Anacom considerou legítimo que os operadores cobrassem um valor fixo pela chamada durante o primeiro minuto, independentemente do tempo de conversação e que cobre os custos de ligação à rede sempre inerentes à comunicação. Mas, obrigou a que partir daí daí os tarifários por blocos de segundos ou ao minuto dessem lugar a tarifários ao segundo, pelo menos num tarifário de cada operador.



De sublinhar que também a Vodafone já tinha anunciado um tarifário idêntico que entra em vigor a partir de 3 de Junho. A operadora também contabiliza um período inicial de 10 segundos, a partir do qual as chamadas são cobradas ao segundo, com preços muito idênticos àqueles que agora foram anunciados pela Phone-ix. três cêntimos nos primeiros 10 segundos e 0,3 cêntimos a partir daí.



A empresa também anunciou ter atingido a marca dos 100 mil clientes, cumprindo o objectivo a que se tinha proposto para o primeiro ano de actividade, conseguindo mesmo antecipa-la em 6 meses.



A Phone-ix foi lançada no final do ano passado e agitou o mercado com uma campanha de comunicação que chamou à atenção, sobretudo pela fonética do nome escolhido para a operação. Suporta-se na rede da TMN.



Notícias Relacionadas:

2008-05-12 - Vodafone implementa tarifários ao segundo na rede móvel e fixa


2008-05-05 - Anacom obriga operadores a introduzir novo tarifário com taxação ao segundo
2007-11-30 - Phone-ix detalha primeiras ofertas