Os países que têm um plano nacional para a expansão da banda larga em diversos segmentos da sociedade têm um melhor desempenho a vários níveis do que os países que não têm qualquer estratégia ou visão futura nessa área.

Esta é uma das conclusões do mais recente relatório da União Internacional das Telecomunicações (ITU), da responsabilidade da Comissão da Banda Larga para o Desenvolvimento Digital e da Cisco Systems.

A investigação concluiu que nos países com um planeamento de banda larga a taxa de penetração de Internet no país chega a ser 8,4% superior à dos países que não têm qualquer tipo de estratégia. Retirando outros fatores que condicionam estes números - como os rendimentos per capita e a taxa de urbanização de determinada nação -, os países com uma visão delineada sobre a Internet conseguem ter até 2,5% mais população ligada à grande rede mundial.

Como consta no relatório, a variação de valores apesar de ser pequena é significativa "numa economia global cada vez mais interligada".

O planeamento de banda larga também tem resultados práticos na Internet móvel já que os países com uma estratégia definida apresentam em média uma taxa de penetração 7,4% maior do que os países sem nada definido.

"Os governos estão a aperceber-se de que as ligações de banda larga são vitais para a saúde, para o sector das energias, para a gestão ambiental e para o alojamento de serviços governativos", refere em nota de imprensa o secretário-geral da ITU, Hamadoun I. Toure. O seguinte gráfico é ilustrativo desta realidade ao apresentar as áreas onde os planos nacionais de banda larga têm mais foque:

[caption]broadband itu[/caption]

O estudo revela ainda que concorrência entre operadores de telecomunicações é um fator positivo para fomentar a adesão a ligações fixas e móveis de Internet.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.