A Vodafone Telecel, TMN e Optimus reuniam entre as três mais de 7,6 milhões de clientes no final do terceiro trimestre de 2001 em território português. O Instituto das Comunicações de Portugal - que apresentou estas informações sobre o serviço móvel terrestre nacional - revelou ainda que os dados demonstram um aumento de 32 por cento entre o terceiro trimestre de 2001 e o período homólogo do ano passado, significando também que foram inscritos 1,8 milhões de novos utilizadores nas redes móveis.



Relativamente ao período compreendido entre o primeiro e o segundo trimestre de 2001, o número de clientes tinha aumentado 3,5 por cento o que significava 7,2 milhões de clientes, ou seja, dois milhões de novos subscritores em relação a igual período no ano anterior, que já colocavam, na altura, Portugal acima da média da União Europeia em termos de taxa de penetração (71,9 em Portugal, face aos 69,4 na UE).



No terceiro trimestre de 2000, Portugal manteve-se mais uma vez acima da média da União Europeia em termos de taxa de penetração, já que em Setembro último 74 portugueses em 100 eram clientes do serviço móvel, enquanto que no resto da Europa o valor médio foi de 71,7. O aumento do número de subscritores fez-se também sentir no tráfego registado que foi maior em relação ao segundo trimestre de 2001 registando-se, a partir dos três operadores, 1,47 mil milhões de chamadas de saída – tanto ligações móvel-fixo como móvel-móvel.



Desta forma, cada utilizador fez em média duas chamadas por dia o que equivale a 2,27 mil milhões de minutos de conversação e efectuaram-se 337 milhões de chamadas de entrada na rede móvel – ligações fixo-móvel e móvel-móvel –, o equivalente a 608 milhões de minutos gastos.



Os valores relativos ao último trimestre do ano ainda não são conhecidos, mas tendo em conta a época vivida e a sobrecarga das redes sempre observada por altura do fim do mês de Dezembro, o número de ligações e minutos de conversação deverão ser ainda mais altos. Recordamos apenas que segundo o estudo realizado pela IDC, "Serviços Móveis de Dados, Aplicações e mCommerce: Mercado e Tendências em Portugal, 2000-2005", o número de utilizadores móveis em Portugal irá crescer em média até 2005 uma percentagem de 6 por cento por ano, o que se reflectirá nos 8,735 milhões de clientes previstos daqui a três anos.



Notícias Relacionadas:

2001-11-09 - Utilizadores de serviços móveis de dados crescem 127% ao ano até 2005

2001-08-23 - Clientes do serviço móvel terrestre crescem 3,5% face a trimestre anterior

2001-03-06 - Clientes do serviço móvel terrestre são 6,7 milhões

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.