Os portugueses são os europeus que mais usam o telemóvel enquanto conduzem, com 59% dos automobilistas a fazê-lo, segundo o Global Status Report on Road Safety 2015. Os ingleses são apontados como aqueles que menos se distraem com o telefone ao volante (21%).

No total dos 180 países onde foram recolhidos dados, a liderança cabe aos Estados Unidos, onde a prática é comum entre 69% dos condutores.

O relatório da Organização Mundial de Saúde sublinha que que o uso do telemóvel ao volante cria vários tipos de distração desde a visual à cognitiva, isto incluindo chamadas, leitura e escrita de mensagens de texto, consulta de perfis em redes sociais, etc.

“As evidências mostram que a distração causada pela utilização do telemóvel ao volante pode prejudicar a condução de várias formas, nomeadamente ao aumentar o tempo de reação, dificultar a permanência na faixa de rodagem correta ou contribuir para diminuir as distâncias de segurança”.

Os dados existentes sugerem que quando um condutor pega no telemóvel corre um risco quatro vezes maior de envolver-se num acidente de viação comparativamente a quem não costume fazê-lo.