Portugal é o 17º país, entre 61, num ranking que mede o impacto da Internet na vida das pessoas e no desenvolvimento dos respetivos países a vários níveis, nomeadamente social e político.



Desenvolvido pela World Wide Web Foundation, a fundação de Tim Berners-Lee, o Web Index avalia o impacto da Internet em três grandes áreas, que se subdividem em sete indicadores.



A Web Rediness, avalia a extensão e a qualidade da infraestrutura de telecomunicações disponível em cada país, regulação e maturidade dos esforços de integração da web ao nível da educação. Aqui Portugal consegue a 18º posição.

[caption]Web Index[/caption]

Ao nível da utilização da Internet, o índice mede essencialmente a utilização dos serviços, mas também olha para os conteúdos que estão disponíveis online, em cada país. Portugal ascende neste critério à 14ª posição.



Já no domínio do Impacto da Internet o índice avalia indicadores sociais, económicos e políticos para aferir o impacto da Internet a esses níveis. Aspetos como a utilização de redes sociais ou o uso de Internet nas empresas são monitorizados aí. Portugal ficou em 19º.



Nos indicadores que contribuem para apurar uma posição para cada um dos critérios de análise, os melhores resultados nacionais foram para os conteúdos online disponíveis (9º) ou para o impacto da Internet a nível político (13º). Já o impacto económico da utilização da Internet se revela menos relevante - Portugal ficou aí apenas na 24ª posição - tal como o impacto social (19ª).



Ponderando os resultados apurados para cada critério e comparando com o conjunto de países da região onde Portugal se insere, a posição nacional no ranking ascende à 10ª, entre 15 países.

[caption]Web Index[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira