No ano passado Lisboa tinha vencido o galardão de qualidade de experiência no 5G, um prémio entregue no MWC 23, mas este ano a cidade foi ultrapassada por Berlim, que conseguiu o melhor desempenho nos testes da MedUX, uma empresa espanhola de medição e benchmark de redes fixas e móveis.

O relatório a que o SAPO TEK teve acesso mostra que Berlim teve os melhores resultados nos dados e experiência com serviços OTT (Over The Top) mas também conseguiu a melhor Qualidade de Experiência na Europa. 

MedUX - resultados de 2024
MedUX - resultados de 2024

Berlim é a melhor cidade para navegar na Internet,  transferir dados e jogar com redes 5G, com mais velocidade e fiabilidade, e tempo de carregamento de páginas inferior a 1,550 milisegundos. 

Barcelona está em segundo lugar nesta análise de qualidade de experiência, seguida de Paris, Lisboa, Milão e Porto, com indicadores muito próximos, acima de 4.3 numa escala de 5. Roma, Madrid, Munique e Londres estão mais mal classificados neste indicador. 

A análise às redes de 10 cidades europeias foi realizada no segundo e terceiro trimestre de 2023 e os carros das equipas percorreram mais de 4 mil quilómetros, nas cidades que cobrem uma população de mais de 25 milhões de pessoas. O objetivo é medir a forma como os operadores móveis estão a desenvolver e a entregar os serviços de 5G.

"O nosso relatório revela que uma experiência consistente entre serviços e aplicações é fundamental. A velocidade não é o factor crítico e a indústria das telecomunicações deve adaptar-se para satisfazer as necessidades e prioridades reais do utilizador final”, defende Rafael González, CMO da MedUX.

Clique nas imagens para mais detalhes do estudo

Porto e Lisboa destacam-se na cobertura e velocidade

A equipa da MedUX destaca Milão pela fiabilidade das redes, sublinhando que tem o desempenho mais consistente, com 99,91% das sessões de Internet bem sucedidas. Mas todas as cidades têm algum ponto mais forte, e quem quiser fazer streaming tem melhores resultados em Paris e Berlim, com 20% mais velocidade do que em outros locais testados.

Em toda a Europa o Porto destacou-se pela melhor cobertura de 5G, com 90% de registos da tecnologia, seguido por Berlim com 89,6%. Mas em termos de velocidade foi Lisboa que ficou à frente, no download e upload de dados.

Segundo a MedUX, a velocidade média de download em Lisboa ficou acima de 537 Mbps, e a velocidade de upload acima de 53 Mbps. Nste indicador, o Porto ficou em segundo lugar, mas com taxas mais lentas que Lisboa em 15 e 33%, repetivamente.

No estudo a MedUX destaca porém que o melhor ainda está para vir. O 5G SA (Standalone) está a começar tornar-se a norma em muitas cidades, com melhorias na fiabilidade, tempo de resposta e interatividade. Mesmo assim a empresa admite que ainda pode demorar alguns meses para que o desenvolvimento das redes 5G SA aconteça  uma escala maior em toda a Europa.

O estudo vai ser apresentado no MWC 24, em Barcelona e já pode ser consultado no site da MedUX.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 12h01