A Sun Microsystems anunciou o alargamento da Network.com a mais 23 países, entre os quais Portugal. Até aqui a plataforma estava apenas disponível para os utilizadores norte-americanos.



Para além de Portugal, também Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Polónia, Singapura, Espanha, Suécia e Reino Unido vão poder beneficiar desta extensão do projecto, assegura a Sun. Neste sentido, todos os interessados terão agora acesso directo ao utilitário on-demand assim como às aplicações open-source e ISV publicadas no catálogo da Network.com.



Esta infra-estrutura consiste num portal através do qual cientistas, investigadores, programadores e outros especialistas podem ter acesso ao utilitário de computação mundial Sun Grid por 1 dólat por CPU por hora. A partir de agora, cada utilizador que se inscreva na plataforma recebe 200 horas de CPU gratuitas por tempo limitado.



Aisling MacRunnels, vice-presidente de Software Marketing, Sun Microsystems afirma em comunicado que para além de alargar o número de utilizadores esta estratégia permitirá que os ISVs que possuem aplicações no catálogo online presenciem a "um rápido aumento dos seus segmentos de mercado devido a um maior acesso internacional".



Entre as novas funcionalidades da infra-estrutura destaca-se o acesso à Internet através da Network.com, o que permite que as aplicações implementadas na plataforma acedam com segurança a dados e serviços externos através da Internet, o que possibilita que as aplicações implementadas no Sun Grid tenham acesso aos dados independentemente da sua localização na Internet, diz a empresa salientando que desta forma são oferecidos novos serviços de várias origens o que acaba por permitir "que os programadores tirem partido dos serviços e bases de dados online de forma cada vez mais inovadora".



Simultaneamente, a Sun anunciou o inicio de um programa beta limitado para todos os programadores possam experimentar os novos Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) e Gestão de Tarefas da Network.com.



Notícias Relacionadas:

2005-05-09 - Sun adia lançamento do serviço Sun Grid

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.