Gary Kovacs, CEO da Mozilla, disse ontem na conferência da All Things D que são cinco os primeiros países a receberem equipamentos com o novo sistema operativo móvel.



Além de Portugal, figuram na lista a Venezuela, a Polónia, o Brasil e Espanha. Nos cinco países a fundação assegura o lançamento de modelos com o Firefox Mobile OS já durante este verão.



O sistema operativo móvel da Mozilla é dirigido a equipamentos de gama baixa, pelo que os mercados emergentes são tidos, desde o início, como os mais interessados neste novo concorrente de plataformas como o Android, ou o iOS.



O apoio de operadores portugueses ao projeto desde a primeira hora não é no entanto uma novidade. Quando a fundação mostrou o OS no Mobile World Congress em Barcelona, confirmando o lançamento dos primeiros equipamentos com a plataforma, foi também revelada uma lista de apoiantes onde estavam vários fabricantes e alguns operadores.



A TMN estava nesta lista embora, contactada pelo TeK, tenha referido que o apoio ao projeto não era ainda, naquela altura, um sinal de compromisso relativamente ao lançamento de equipamentos móveis com Firefox.



Na lista de fabricantes que já anunciaram a intenção de comercializar modelos com o Firefox mobile OS estão nomes como a LG ou a ZTE.



Refira-se ainda que nas informações disponibilizadas pela Mozilla em fevereiro já havia também uma lista de países "candidatos" ao lançamento da plataforma. Portugal não estava nesta primeira lista.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira