A Portugal Telecom acaba de comunicar ter chegado a acordo com os três canais nacionais de sinal aberto para o concurso de Televisão Digital Terrestre (TDT), cujo prazo de entrega de propostas termina amanhã. A operadora assinou um memorando de entendimento com os três canais que determina "os termos e condições sob as quais a transmissão do sinal aberto dos canais será feita durante o período de difusão simultânea analógica e digital (simulcast) bem como na transmissão digital até ao final do período da licença", caso venha a ganhar o concurso.

Ainda hoje tinha sido avançado pelo Jornal de Negócios e o Diário Económico que um acordo com a Prisa, detentora da TVI, permitiu afastar a empresa do concurso, ao qual não vai concorrer em parceria ou isolada. A Media Capital já confirmou entretanto, em comunicado, ter assinado um acordo com a PT Comunicações para a venda do negócio da sua rede de distribuição de sinal de televisão, que ainda está sujeito à verificação de algumas condições.



A empresa liderada por Zeinal Bava consegue assim ir aos dois concursos e afasta a Prisa da corrida ao projecto para os canais gratuitos. Desta forma, a TVI acaba por se juntar à RTP e Grupo Impresa (SIC), que já desistiram de concorrer. Quem também decidiu ficar de lado neste concurso foram as operadoras Vodafone e Ar Telecom, que consideraram o projecto de difícil rentabilização.




Recorde-se que amanhã termina o prazo para entrega de candidaturas na Anacom para Televisão Digital Terrestre. As propostas vão ser abertas às 10 horas.



Em relação ao concurso do quinto canal, Rodrigo Costa, CEO da Zon Multimédia, responsável pela maior rede de televisão por cabo em Portugal, afirmou ontem à saída de Assembleia Geral de Accionistas que a empresa está a ponderar a participação no concurso ao quinto canal gratuito, provavelmente com recurso a parcerias, embora considere que ainda não existem acordos fechados.




Notícias Relacionadas:

2008-02-25 - TDT avança hoje com lançamento de concursos e publicação de regulamentos