Reagindo às novas regras de roaming impostas pela Comissão Europeia, os três operadores móveis nacionais implementaram dentro dos prazos as regras definidas, incluindo-se no lote das empresas com resposta positiva à Eurotarifa. A Optimus, TMN e Vodafone fixaram os valores máximos para as chamadas nos 49 e 24 cêntimos, mas a operadora da Sonaecom distinguiu-se por aplicar logo a 9 de Julho a nova tarifa e fazer a migração automática dos clientes que aderiram, enquanto a Vodafone já em 2005 implementou uma nova tarifa mais baixa, o Vodafone Travel.

Apesar da adesão positiva dos três operadores móveis portugueses às novas regras de roaming, a adesão dos clientes à Eurotarifa é ainda reduzida. O TeK apurou que no caso da Optimus - que desde 9 de Julho oferece descontos de 66 por cento em todas as chamadas realizadas e recebidas nos países da União Europeia – só 2 por cento dos clientes aderiram à campanha de roaming, indica a Direcção de Comunicação Institucional da Sonaecom.

A empresa acrescenta ainda que “os novos preços de roaming estão disponíveis para Clientes Optimus sem qualquer custo nem validade”.

Na Vodafone a percentagem de clientes que aderiu ao Vodafone Travel é mais significativa, correspondendo a “mais de um terço da base total de Clientes que se deslocam ao estrangeiro”, embora a empresa não indique qual a percentagem de cliente totais a que refere. “Desde o seu lançamento, no Verão de 2005, que a adesão e a utilização do Vodafone Travel têm vindo a crescer a um ritmo elevado. Comparando o período de Verão de 2006 com o actual, verificamos que a percentagem de Clientes Vodafone que se desloca ao estrangeiro usufruindo desta tarifa quase duplicou”, adianta ao TeK Luísa Pestana, directora de comunicação institucional, apoio à gestão e responsabilidade social da Vodafone Portugal.

A directora de comunicação institucional da Vodafone Portugal acrescenta que actualmente a empresa está a registar ritmo de adesão ao Vodafone Travel de vários milhares de clientes por semana. “Consideramos que os principais factores que explicam este sucesso são, por um lado, o facto do Vodafone Travel ser aplicável nos principais destinos de viagem europeus dos portugueses e, por outro lado, as tarifas associadas a esta proposta, que são, hoje em dia, uma alternativa mais vantajosa para os Clientes face aos valores da Eurotarifa”.

A maior parte das chamadas em roaming dos clientes da Vodafone já são realizados no tarifário Vodafone Travel e os países em que este é aplicável representam mais de 80% das comunicações em roaming realizadas pelos clientes da Vodafone Portugal.

Gastos em roaming sobem no Verão
Com o principal período de férias dos portugueses a concentrar-se nos meses de Verão, é também aqui que convergem os custos com o roaming das chamadas de telemóvel – realizadas e recebidas. Cada cliente da Optimus gasta em média 12 euros em roaming nos meses de Verão, enquanto a Vodafone não indica um valor médio explicando que este “varia consoante o cliente”.

A entrada em vigor da Eurotarifa acaba por ter um impacto significativo nas contas da Optimus. “O impacto da migração para a euritarifa no final de Agosto nas receitas da Optimus depende das elasticidades ao preço. Sem elasticidades estamos a falar de uma canibalização de 66% das receitas de Roaming”, indica a direcção de comunicação da empresa da Sonaecom.

Luísa Pestana, directora de comunicação institucional da Vodafone Portugal, admite porém que “o impacto da entrada em vigor da Eurotarifa (que será automaticamente aplicada pela Vodafone em 29 de Agosto) não será tão significativo na Vodafone comparativamente com outros operadores, dada a introdução e a evolução positiva que temos verificado desde 2005 na nossa principal tarifa de roaming, o Vodafone Travel”. De acordo com esta responsável “a resposta positiva do mercado a esta tarifa, traduzindo-se já numa base instalada de utilizadores significativa […], leva a que o preço médio por minuto para os Clientes Vodafone tenha descido mais de 40% ao longo dos últimos dois anos, situando-se já em valores abaixo do preço por minuto da Eurotarifa”.

O TeK não tem os números de adesão dos clientes da TMN às novas tarifas de roaming lançadas pela empresa já que não obteve resposta às suas questões até à hora de publicação desta peça.

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