Nos primeiros três meses do ano o mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 3% e uma faturação de 578 milhões euros face ao mesmo período do ano passado, de acordo com o índice GfK TEMAX.



O setor das telecomunicações foi o que voltou a apresentar os melhores resultados, superando o período homólogo - 195 milhões de euros contra 142 milhões. Mais uma vez os telemóveis inteligentes foram o produto de destaque deste mercado, com um crescimento de 27% em valor, comparativamente ao mesmo período de 2014.



No entanto, segundo o índice, os smartphones com um ecrã entre as 5,5 e 6,9 polegadas registaram uma quebra nas vendas de 8% no último ano e passaram a representar apenas 5% das vendas de equipamentos no segmento. Há um ano representam 7%.

[caption]Dados Gfk[/caption]

Também a cair nas vendas, relativamente ao período homólogo, está a o setor da eletrónica de consumo. A exceção neste universo vai para as Action Cams que no primeiro trimestre venderam "mais do dobro face ao mesmo período do ano passado". As colunas HIFI também foram mais procuradas, com as vendas a crescerem 21% nos primeiros três meses do ano.



A tendência de queda nas vendas estende-se ainda ao segmento da fotografia e aos setores dos grandes eletrodomésticos e das Tecnologias de Informação. As vendas de grandes domésticos começou a diminuir no final de 2014 e neste primeiro trimestre de 2015 assinalaram uma quebra de 4%. No mercado da Informática, os computadores portáteis têm a melhor performance e os tablets a pior, com uma queda de 30% em valor.

[caption]Dados GfK[/caption]