De origem portuguesa a Symlabs tem no seu mercado local apenas um pequeno contributo para a facturação anual do grupo. É nos Estados Unidos que a companhia tem o seu quartel-general, embora o mercado europeu seja também um alvo prioritário na estratégia. É isso que justifica a participação no 3GSM World.




Aumentar a visibilidade junto dos operadores e dos principais parceiros e conhecer mais sobre tecnologias emergentes são alguns dos aspectos que mais contaram para a reedição de uma presença em Barcelona, experimentada pela primeira vez o ano passado, explica Jeff Zukowski, vice-presidente de marketing e vendas da empresa.




Além de Portugal, Espanha, França, Bélgica e Alemanha estão entre os principais mercados europeus aos quais a empresa dirige os seus esforços. Entre os clientes de referência estão a Vodafone, a T-Mobile ou a Telefónica.




A Symlabs investiu este ano 15 mil euros para estar na feira, parte de um budget anual de 60 mil euros que a empresa costuma canalizar para este tipo de eventos, onde cabe também a participação na RSA em São Francisco, que decorreu na semana passada.




Nesta edição 2007, a 3GSM World servirá para a empresa mostrar duas ofertas representativas de duas das três principais áreas de negócios: as novas versões do Virtual Directory Server, LDAP Proxy e da plataforma de software Federated Identity. "Estamos também a colaborar com um parceiro português na demonstração de uma solução para utilizadores móveis", acrescenta Jeff Zukowski.




A Symlabs trabalha também a área de consultoria TI especializada. Um dos últimos projectos desenvolvidos nesta área visava perceber como podem as tecnologias emergentes ser utilizadas para criar novos serviços para os clientes móveis.




Com escritórios em Lisboa, Chicago e Madrid a Symlabs, fundada em 2001, distribui também a sua actividade pela área da gestão de identidades para infra-estruturas, directórios e messaging.


Cristina A. Ferreira