A Vodafone processou 45 milhões de SMS no final de ano, mais 24 por cento que no final do ano passado. Também na TMN, o maior operador nacional, se registou um aumento de 4,2 por cento no número de mensagens enviadas na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, para um total de 20,3 milhões, avançam as duas operadoras que contabilizam o tráfego SMS segundo dois critérios distintos (mensagens processadas e enviadas).



A Optimus que apresenta uma análise idêntica à da Vodafone (analisando o volume de mensagens processadas) registou no dia 31 de Dezembro 23 milhões de mensagens processadas na sua rede, o que representa um aumento de 15 por cento face ao ano passado, de acordo com informações fornecidas pela operadora, onde se acrescenta que a rede da Optimus chegou a processar 750 SMS por segundo.



Nas mensagens multimédia os números são mais tímidos, mas ainda assim também representativos de um crescimento. A Vodafone registou 325 mil MMS processados, enquanto a TMN registou o envio de 140 mil MMS pelos seus clientes na noite de final de ano, o que segundo a operadora representa um crescimento de 197 por cento face a igual período do ano passado. Os MMS processados na rede da Optimus registaram um aumento de 400 por cento, para um total de 41 mil mensagens.



As operadoras móveis esclarecem que reforçaram as suas redes para fazer face ao normal aumento de tráfego sentido nesta altura. A Vodafone sentiu particularmente o aumento de tráfego entre as 18 e as 24 horas, a TMN registou maior utilização da redes entre as 21 e 24 horas do dia 31 de Dezembro e a Optimus refere como período de maior utilização da rede para envio de SMS o final de tarde, entre as 19 e as 20 horas.



Na semana do Natal a TMN tinha registado o envio de 50,9 milhões de mensagens SMS, a Vodafone processou 64 milhões de mensagens apenas na véspera de Natal, enquanto a Optimus processou 46 milhões de SMS entre os dias 23 e 25 de Dezembro.



Notícias Relacionadas:

2004-12-28 - SMS e MMS de Boas Festas voltam a atingir recordes em Portugal

2004-12-23 - SMS preferido por mais de 90% dos internautas portugueses como meio regular de comunicação