Nessa data entram em vigor novas regras definidas pela Comissão Europeia, que vai voltar a mexer nos preços das comunicações em roaming dentro do espaço da União Europeia, aproximando-os das tarifas que cada europeu paga quando usa o telemóvel no seu próprio país.

Os novos preços são transitórios e preparam o fim do roaming, que será introduzido a 15 de junho de 2017. Até lá, e a partir de 30 de abril, se viajar para outro país da União Europeia, passará a pagar 1,14 cêntimos por minuto se receber uma chamada de Portugal. Se fizer uma chamada para casa, ao valor base do seu tarifário para o mercado doméstico serão acrescentados 5 cêntimos por cada minuto de conversação.

A regra também será aplicada à utilização da Internet a partir do telemóvel – tarifário doméstico + cinco cêntimos por cada megabyte. Ao envio de SMS para outro país será aplicada uma taxa extra de 2 cêntimos por mensagem.

Estes preços podem sofrer alterações caso os utilizadores excedam os limites fixados na política de utilização responsável dos operadores, que ainda não está definida. Essa definição será feita pelo BEREC, o organismo europeu que reúne os reguladores dos vários países da região, e terá de ser conhecida até final do ano.