Os preços do roaming de dados na União Europeia passaram de um limite de 45 cêntimos para 20 cêntimos por MB.

Nas chamadas feitas através do telemóvel, o preço baixou 21%, passando de um máximo de 24 cêntimos por minuto para 19 cêntimos por minuto. Nas chamadas recebidas o corte foi de 28,5%, com os valores a passarem dos sete cêntimos por minuto para os cinco cêntimos.

O custo de enviar uma mensagem de texto é agora seis cêntimos, numa redução de 25% face aos 8 cêntimos praticados em julho de 2013. Refira-se que os valores indicados não contemplam a taxa de IVA.

Entre as novidades anunciadas na semana passada, a CE avançou igualmente que a partir de 1 de julho, os operadores móveis europeus podem propor aos viajantes um pacote especial de roaming e dar-lhes a opção de escolherem, se o houver, um fornecedor local de serviços de dados, por exemplo correio eletrónico, no país que vão visitar.

A intenção é que os viajantes possam comparar as ofertas de roaming e optar pelas propostas e preços mais interessantes.

Bruxelas deu assim mais um passo em direção à eliminação total dos encargos de roaming, que tem vindo a defender, num processo que deverá estar concluído até ao final deste ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico